Integrante do Grupo Capoeira Brasil, o Mestre Kim pratica capoeira desde 1981. Discípulo do Mestre Paulão, ministra aulas em escolas, clubes, além de participar de eventos nacionais e internacionais dando workshops em vários estados do Brasil e em outros países.
Ao longo dos anos participou e realizou workshops na Holanda, França, Alemanha, Polônia, Itália, Suécia, Romênia, Bélgica, Turquia , Suíça, Portugal, Hungria, Venezuela, Colômbia e Argentina.
Hoje, seu objetivo é continuar contribuindo para o crescimento da capoeira, difundindo os aspectos positivos que a capoeira oferece para a transformação de uma sociedade melhor.
Um pouco da minha história
Me chamo João de Assis Bernardino – Mestre Kim, nasci no dia 03 de março de 1974. Iniciei a capoeira na década de 80 (1981), fazendo parte do grupo Senzala. Meu primeiro professor se chamava Serê, que era aluno do Mestre Paulão. Ele me levou à capoeira e me ensinou o ABC dessa arte genuinamente brasileira.
Mestre Serê era como um cigano, viajava muito e deixava seus alunos Canjiquinha e Ravengar, segurando o seu trabalho.
Numa de suas viagens, ele não voltou mais, e muitos alunos acabaram desistindo da capoeira. Eu persisti e logo passei a fazer parte da equipe do Mestre Paulão em 1987, treinando no colégio Christus.
A escola era um pouco afastada de onde eu morava, mas a distância não era problema. Mesmo tendo apenas 13 anos de idade, não faltava um dia.
Cheguei no Mestre Paulão com a corda laranja com azul, uma graduação depois da laranja e antes da azul do grupo Senzala.
Sou muito grato ao Mestre Paulão por me ensinar a capoeira que eu jogo hoje, e de ter tido a grande oportunidade de conhecer a Europa através da nossa nobre arte.
No início, quando treinava com o Mestre Paulão, não tinha dinheiro para pagar as mensalidades, porém procurava compensar de várias maneiras: chegava cedo todos os dias para limpar a academia; nos dias de roda na Beira Mar, buscávamos os instrumentos em sua casa que ficava ao lado do colégio Christus e levava para o local da roda, bem como, fazia apresentações e shows. Quando falo isso, não é para dizer que estava pagando a mensalidade, e sim que era a minha obrigação.
Minhas Graduações Recebidas
1988 – Azul – 14anos
1989 – Verde – 15anos
1992 – Vermelha e roxa – 18anos
1993 – Roxa – 19anos
1998 – Marrom – 24anos
2003 – Preta – 29anos
2009 – Título de Mestre – 35anos